COMUNIDADES
COMUNIDADES

meu domingo

1º. Domingo do Advento: "Vigiai!"

Nesse domingo, inicia mais um Ano Litúrgico, no qual relembramos e revivemos os Mistérios da História da Salvação.Nesse domingo, inicia mais um Ano Litúrgico, no qual relembramos e revivemos os Mistérios da História da Salvação.
NATAL e PÁSCOA centralizam as celebrações, que são vividas em três momentos: antes, durante e depois...
Nesse Ano A, o Evangelho de Mateus terá uma atenção especial. Com o Advento, entramos no tempo que nos prepara para o Natal do Senhor.
A palavra ADVENTO significa "Vinda", chegada: nos faz relembrar e reviver as primeiras etapas da História da Salvação, quando os homens se prepararam para a vinda do Salvador, a fim de que também nós possamos preparar hoje em nossa vida a vinda de Cristo por ocasião do Natal.
Nas duas primeiras semanas do Advento, vigilantes e alertas, esperamos a vinda definitiva e gloriosa do Cristo Salvador, e nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, preparamos mais especialmente o seu nascimento em Belém.
A Liturgia de hoje é um veemente apelo à VIGILÂNCIA, para acolher os Sinais de Deus.
Na 1a Leitura, ISAÍAS profetiza a vinda de um descendente de Davi, que trará justiça e paz para o seu povo. (Is 2,1-5)
É um dos oráculos mais bonitos de todo do Antigo Testamento. Encarna a espera do Antigo Testamento e o Advento pré-cristão. A um povo que vivia uma situação dramática de perigo de guerra, anuncia um futuro maravilhoso: fala de uma era messiânica,na qual todos os povos acorrerão a Jerusalém para adorar o único Deus.As armas se transformarão em instrumentos pacíficos de trabalho e de vida.
  * O sonho do profeta começa a realizar-se em Jesus, mas estamos ainda muito longe dessa terra de justiça e de paz...- O que podemos fazer para que o sonho de Isaías se concretize?
Na 2a Leitura, Paulo nos convida a "acordar" para descobrir os sinais do novo dia que já raiou e caminhar ao encontro da Salvação, deixando as obras das trevas e vestindo as armas da LUZ. (Rm 13,11-14)
O Evangelho é um apelo a uma VIGILÂNCIA permanente, para reconhecer o Senhor na sua chegada. Será então a realização do sonho do Profeta. (Mt 24,37-44)Para transmitir essa mensagem, Jesus usa três quadros:
- O 1º Quadro é da humanidade na época de Noé:   Os homens viviam numa alegre inconsciência,   preocupados apenas em gozar a sua "vidinha" descomprometida.   Quando o dilúvio chegou, os apanhou de surpresa e despreparados.- O 2º Quadro fala dos trabalhos da vida cotidiana:   podem nos absorver e prejudicar a preparação da Vinda do Senhor. - O 3º Quadro coloca o exemplo do dono de uma casa,   que adormece e deixa a sua casa ser roubada pelo ladrão. 
+ O que significa "estar vigilante"? - Será apenas estar sem pecado... para não ir para o inferno?- Ou acolher as oportunidades de salvação, que Deus nos oferece?
Jesus continua vindo, para nos salvar e nos trazer a felicidade. E nós temos que estar sempre atentos para perceber cada vinda sua.Ele está presente nas palavras de quem nos orienta para o bem, nos gestos de amor dos irmãos, no esforço de quem se sacrifica para construir um mundo mais justo e fraterno.
Hoje, devido ao medo provocado pelo desemprego, fome e violência, assistimos ao fenômeno da busca de refúgio no sagrado. Mas o excesso de alegria de certas práticas religiosas sem compromisso pode nos tirar a possibilidade de perceber a chegada do Senhor. 
- As celebrações festivas nos fazem mais vigilantes, mais acordados   para a realidade que temos a obrigação de transformar ou  funcionam como sonífero, que nos impedem de ver a chegada   daquele que vem sem aviso prévio? + Motivos que impedem a acolhida do Senhor que vem:- Prazeres da vida: a pessoa mergulhada nos prazeres fica alienada...  No domingo, dorme... passeia... pratica esportes...   mas não sobra tempo para celebrar a sua fé na Comunidade...- Trabalho excessivo: a pessoa obcecada pelo trabalho esquece o resto:   Deus, a família, os amigos, a própria saúde...- Desatenção: o Distraído não vê o Cristo, presente na pessoa sofredora...    Acha que não é problema seu... é do governo... da Igreja...
+ Em minha vida, o que mais me distrai do essencial e  me impede tantas vezes de estar atento ao Senhor que vem?
+ Como desejo me preparar para o Natal desse ano?   

- Apenas programando festas, presentes, enfeites, músicas?   - Ou numa atitude humilde e vigilante, a esse Cristo que vem?    

 - Participo da Novena do Natal em Família?   

- Que PAZ desejo construir?                                                   

Pe. Antônio G. Dalla Costa


Veja com animação:

www.buscandonovasaguas.com/arq/A1901_Vigiai.ppsx


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


Frei Gilberto Bedin
13 Intereclesial das CEBs
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut ac enim aliquam, porttitor tellus sit amet, aliquam sem. Proin facilisis elit id pharetra dictum. Vivamus ante nibh, accumsan et viverra a, fringilla eget diam. Nulla facilisi.

E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou - Lucas 23:46
(65) 3661-3547
pnsap@terra.com.br
Rua E 5, 121 - Jd. Nossa Sra. Aparecida - B. Coxipó da Ponte
78089-970 - Cuiabá