Segunda, 19 de novembro de 2018, 22h10

paroquial
Retiro Anual dos Mesce no Seminário dos Freis

No dia 11 de novembro, das 07h30min às 13h00min, foi realizado no Espaço de Formação “São Frei Pio“ no Seminário dos Freis Capuchinhos o tradicional Retiro Anual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) e da Palavra. O evento teve como tema central “A oração Pilar na vida missionária”.

Após o café da manhã, o retiro foi aberto com oração e em seguida a primeira palestra “Reflexão Oração Pilar na vida Missionária na Família” com o Ministro Adalberto Júnior (Setor IV). Em seguida, o Ministro Edézio Arruda (Setor II) falou sobre “Reflexão Oração Pilar na vida Missionária na Catequese”. O ministro Carlos (Setor I) foi encarregado da terceira reflexão “Oração Pilar na vida Missionária no dia a dia” e fechando o ministro Luciano (Setor III) ministrou a “Reflexão Oração Pilar na vida Missionária no Ministério”.

Após momentos de reflexões o retiro foi agraciado com a exposição do santíssimo, conduzido pelo Pároco Frei Gilberto Bedin emocionando e renovando a fé dos ministros em sua missão. “Conforme o frei “ligados no corpo do Senhor o Ministro se torna a imagem daquele que leva cura e libertação há muitos enfermos do mesmo modo que Cristo se faz a cada consagração na vida de cada Ministro.”.

A animação ficou por conta dos músicos André e Auxiliadora. Logo após os avisos, prestação de contas, homenagens e sorteios de brindes para os participantes O Coordenador Paroquial Marcos e frei Gilberto agradeceram a todos os colaboradores para a realização do Retiro e deu a benção final convidando a todos para o almoço.

Atualmente a Paróquia conta com cerca de 150 Ministros, servindo nas diversas comunidades. Já as formações permanentes acontecem uma vez por mês e podem. Só são renovados os mandatos daqueles que fazem a formação permanente anualmente.

Ao Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão são designadas basicamente as seguintes funções: Cooperar diretamente com o pároco na Pastoral Eucarística; Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos e idosos e aos impossibilitados de irem à Igreja; Auxiliar o pároco na Celebração Eucarística e na Liturgia da Palavra quando necessário; Agir sempre em comunhão com o pároco e sob a orientação da hierarquia da Igreja Particular da Arquidiocese a que pertence; Ter como base o ministério eucarístico no qual o Corpo de Cristo nos é oferecido como alimento até que Ele venha.

A função é desempenhada por um cristão leigo que tenha participação ativa na comunidade. A indicação do candidato é feita pelo pároco da comunidade que o candidato participa. A escolha poderá ter a consulta da comunidade através da Coordenação Paroquial que também poderá fazer indicações para o ministério, desde que aprovado pelo sacerdote. Depois de aprovado, o pároco apresentará o candidato a Coordenação Central Arquidiocesana dos Ministros Extraordinários da Arquidiocese de Cuiabá que darão todas as orientações dos procedimentos a serem tomados.