Terça, 25 de dezembro de 2018, 12h57

Fiéis lotam igreja Nossa Senhora Aparecida na Missa de Natal

Para os católicos a data é um momento ideal para a reflexão sobre as ações praticadas

Como acontece tradicionalmente todos os anos antes da ceia de Natal em família, dezenas de católicos se reuniram na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, para a cerimônia religiosa que lotou a igreja Nossa Senhora Aparecida. O Pároco frei Gilberto Bedin presidiu a Missa, logo após a inauguração da iluminação e pintura externa.

O frei concentrou parte da homilia a explicar o significado da chegada do filho de Deus, Jesus Cristo, ao mundo, há 2.018 anos. Para ele, o filho da Virgem Maria passou pela terra para transmitir a palavra de Deus.

Frei Gilberto frisou que o Natal chama os fiéis a se manterem humildes. "Natal é a festa do amor de Deus, que se manifesta em Jesus. É momento de deixar toda a prepotência, toda a calúnia, inveja. Natal é partilha. Somos todos iguais, todos irmãos", pontuou.

Foi um dia especial e, já no fim da missa, o frei reuniu as crianças e os aniversariantes em torno do altar para o canto dos parabéns. Com muito cuidado, ele ergueu uma criança representando o menino Jesus, símbolo da fé e esperança que se renovam a cada ano e deu a benção final desejando um feliz Natal a todos.

Não há registros oficiais de que Jesus Cristo nasceu mesmo no dia 25 de dezembro, mas, de acordo com historiadores, as comemorações nesta data começaram ainda no século III, por causa da celebração do sol. A igreja e os fiéis deram um novo sentido a esta festa, celebrando o nascimento de Cristo, o verdadeiro sol dos religiosos da época. Por isso, o Natal para os cristãos é festejar o sol da vida, o nascimento do Salvador.