Domingo, 03 de março de 2019, 15h28

Paroquial
Pároco convida fiéis para Missa de Cinza nas Comunidades da Paróquia

Convertei-vos e crede no Evangelho

O Pároco Frei Gilberto Bedin convida a todos para participarem da Celebração Eucarística a ser realizada no dia 06 de março, às 19h30, nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em ocasião da Quarta-feira de Cinzas.

A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação, oração e penitência para a Páscoa do Senhor. “Portanto, todo cristão deve participar desta celebração”, diz.

A Missa de Cinzas marca também a abertura da Campanha da Fraternidade 2019, que este ano traz o seguinte tema e lema, respectivamente: “Fraternidade e Políticas Públicas” e “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

Segundo o Missal Romano, ao longo da Missa de Quarta-feira de Cinzas, mas precisamente após a homilia, o celebrante abençoa as cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, aspergindo água benta sobre elas.

Com as cinzas úmidas, o padre/frei, então, marca a testa ou a cabeça de cada fiel, pronunciando uma dessas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Esse gesto traz a reflexão sobre a origem e o fim de cada um de nós e também mostra a importância e a urgência de nossa conversão, de renascermos das cinzas, de deixarmos para traz todo o pecado, pois não sabemos quando iremos partir dessa vida. Por essa razão, devemos nos preparar, dia a dia, para a nossa vida definitiva, que está na eternidade com Deus.

Conforme Frei Gilberto é muito importante a Celebração de Cinzas e vivenciar bem a Quaresma, como parte do processo de conversão. “Iniciaremos a Quaresma no próximo dia 06, quarta-feira de Cinzas. Trata-se de um tempo especial de conversão e penitência, em preparação para a Páscoa. Deus nos oferece mais uma oportunidade privilegiada para produzir os bons frutos que ele espera de nós. É preciso refletir seriamente sobre qual tipo de árvore nos representa, a boa ou ruim, considerando os frutos que temos produzido. Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos dar testemunho da verdadeira alegria que se encontra em Deus e na vivência da sua Palavra. Felizes os que acolhem a Palavra de Deus e a põem em prática nas diversas situações da vida, nos momentos de alegria e de dor”.

Concluindo, o frei deixa um convite para que todos participem da Missa de Cinzas em qualquer comunidade da paróquia. “Lembrem-se que a quarta feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e abstinência. Na igreja Nossa Senhora Aparecida, a celebração eucarística será às 19h30min”, destacou.

Qualquer pessoa pode receber as cinzas, segundo o Catecismo (1670 ss.), mas para isso, a Igreja aconselha jejum e abstinência neste dia, assim como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.
Venha em busca da sua conversão! Participe desta Celebração conosco! Sua presença é indispensável!